segunda-feira, 8 setembro, 2025

Inspirados pela união, movidos pelo carinhoExperiência que se vê. Confiança que se senteA vida acontece aqui!

Light
Dark

Terapia reconhecida pelo SUS conquista espaço na saúde integrativa

Por muito tempo, a hipnoterapia não era levada em consideração por muitas pessoas. Hoje, a prática conquista reconhecimento científico e institucional. Tanto que desde 2018, a técnica é oficialmente reconhecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS), dentro da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC). Este avanço na oferta de tratamentos não medicamentosos reforça a credibilidade da hipnose como recurso terapêutico.

No comparativo, dados do Ministério da Saúde mostram que em 2017 — antes da inclusão da hipnose — as práticas integrativas já somavam 1,4 milhão de atendimentos individuais, chegando a 5 milhões quando considerados os coletivos. Com a incorporação da hipnoterapia, a técnica se expandiu e hoje é oferecida em 27 estados brasileiros, especialmente em tratamentos de ansiedade, dor crônica, fobias e dependência química.

Para o hipnoterapeuta Renê Skaraboto, especialista em hipnose clínica para alta performance, esse reconhecimento público é uma resposta clara à eficácia da prática.

“Desde que a hipnoterapia começou a integrar o sistema público de saúde, a percepção mudou. Ela é uma ferramenta confiável para auxiliar em diversas condições físicas e mentais”, afirma.

Tabus quebrados com a hipnoterapia
Skaraboto analisa que este respaldo institucional ajudou a quebrar preconceitos e ainda serviu para esclarecer pacientes céticos, ainda mais no SUS, que aplica hipnose através de profissionais capacitados e dentro de parâmetros éticos.

“É fundamental que o terapeuta tenha formação sólida para garantir segurança e credibilidade para que o paciente se sinta seguro e alcance resultados reais”, explica.

Na prática, em que a hipnoterapia ajuda?
Na prática, a hipnoterapia estimula o autoconhecimento e auxilia no manejo de questões emocionais, comportamentais e de performance, tanto nos estudos, no trabalho ou em práticas esportivas. Para Skaraboto, o simples fato de a hipnose ter sido incluída na política nacional já representa um divisor de águas.

“A disponibilidade do serviço varia de acordo com cada município, mas o reconhecimento pelo SUS é um marco que reforça a importância da hipnose como ferramenta de saúde pública. Isso abre espaço para que mais pessoas a vejam com seriedade e busquem o tratamento com consciência e confiança”, conclui.
Hipnose para todos
Renê Skaraboto  – Hipnoterapeuta
(41) 99692-9774
@hipnose_para_todos
https://www.clinicahipnoseparatodos.com.br/ 
Ed. Batel Executive Center – Travessa João Turin, nº37 Sala 601 – 6ª andar – Água Verde, Curitiba – PR.

Comments (0)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *